Há 20 anos estreava "TV Xuxa" na Globo

O matinal foi o último programa da apresentadora na emissora carioca

Foto: Divulgação TV Globo

O desejo de continuar seu trabalho com o público infantil, levou Xuxa Meneghel retornar para as manhãs da TV Globo com o diário "Mundo da Imaginação". Misturando musicais, quadros educativos e desenhos, a atração permaneceu na grade da emissora até 2004.

Com o fim do programa, a rainha dos baixinhos continuou ocupando o horário diurno, agora com a "TV Xuxa". Um formato reformulado do projeto anterior, veio com uma roupagem moderna, games e direcionados aos baixinhos um pouco maiores.

Entre os quadros exibidos na fase inicial da atração estavam os jornalísticos "Notícia da Hora", com os acontecimentos recentes do Brasil e do planeta. Em "Conquista de Titã", assistia-se a competições entre times, enquanto "Casa X" apresentava uma casa especial onde brincadeiras e surpresas animavam o público infantil. A emissora de TV comandada por Xuxa exibia, ainda, o seriado "Triângulo em Ação", protagonizado pelo detetive Txutxucão. A música e a dança, marcas dos programas da loira, também faziam parte da "TV Xuxa", apresentando sucessos de sua carreira e alguns com uma nova remixagem, lançados no audiovisual "Xuxa Festa".


Em 2006, o programa lançou o quadro "Acampamento X", do qual participavam cerca de 50 crianças, divididas em dois grupos, que passavam por diversas provas e competições. Vencia a equipe que somasse mais pontos. As crianças faziam rapel, arvorismo, trilha no meio da mata, além de terem de armar suas barracas de camping no menor tempo possível.

O quadro "Game X" tinha um cenário futurista, no qual meninos e meninas se dividiam em dois times e tinham que responder a uma série de perguntas sobre conhecimentos gerais. Logo depois dessa primeira etapa, os participantes passavam por provas físicas. O mundo animal também ganhou destaque no programa, no quadro "Bichos".

No ano de 2007, a "TV Xuxa" teve como grande novidade o quadro "Brinquedos e Brincadeiras", que mostrava como as crianças de norte a sul do país se divertiam. As afiliadas da Globo trabalharam em parceria com a equipe do diretor Fabrício Mamberti para realizar o projeto. O quadro, que apresentava o formato de reportagem, tinha em média cinco minutos de duração e ia ao ar às segundas, quartas e sextas. Outra novidade foi o quadro "Festival de Talentos", em que crianças mostravam suas habilidades artísticas e esportivas.

Foto: Divulgação TV Globo

A partir de 2008 a atração foi direcionada para a família, sendo reformulado e passando a ser exibido nas manhãs de sábado. Entre as novidades, o programa estreou quadros como o "Tô na Xuxa", que abria espaço para novos talentos artísticos, "Show de Babá", onde artistas do elenco da Globo se revezavam na tarefa de cuidar dos filhos de outros famosos, "Fã de Carteirinha", em que candidatos se enfrentavam no palco para provar quem conhecia melhor a trajetória de um ídolo, "Festival de Paródias", em que humoristas de todo o Brasil tinham a chance de exercitar sua veia cômica musical, "Gente do Bem", que apresentava importantes trabalhos sociais realizados em todo o Brasil, e "Maior Comédia", em que a apresentadora contracenava com atores do elenco da Globo, em esquetes com diferentes situações e personagens.

Na temporada de 2009, o programa realizou o reality show "Procura-se um Príncipe", no qual o público podia escolher, entre os participantes, qual ganharia um papel no novo filme de Xuxa, "O Mistério da Feiurinha", baseado no livro homônimo de Pedro Bandeira, com direção de Tizuka Yamazaki. Bernardo Mesquita foi escolhido o vencedor do concurso, que reuniu mais de seis mil jovens, entre 13 e 16 anos. Tempos depois, Bernardo virou repórter de um quadro de viagens da "TV Xuxa".

Depois de uma parada para férias, o TV Xuxa voltou à telinha da Globo em 2011, cheio de novidades. Além de ocupar um novo horário nas tardes de sábado, o programa ganhou um cenário com ambiente nas cores azuis e roxas e com quadros já conhecidos do público como "Fã de Carteirinha", "Papo X", "Vida Dupla", "Prova dos Nove", "Meninas X Meninos", "Tempo de Baixinho" e o "Tô na Xuxa".

Foto: Divulgação TV Globo

Durante as temporadas, a atração apresentou entrevistas de Xuxa com várias personalidades do Brasil e do mundo. Entre os entrevistados internacionais estavam Britney Spears, Justin BieberBeyoncé, Ricky Martin e Lady Gaga.

Em julho de 2011, Xuxa comemorou os 25 anos de sua trajetória na Globo. A equipe de produção do programa preparou uma surpresa para a apresentadora, e reuniu nomes da música nacional apresentando sucessos da apresentora, ballet e banda, além de depoimentos emocionantes com seus colegas de emissora, e uma platéia lotada de fãs.

A partir de 2012, o TV Xuxa reestreou um cenário novo, mais colorido, bem no clima do verão, levando ao público muitas atrações musicais, desfiles de moda, reportagens sobre esporte e turismo, e dicas de beleza. Para animar o auditório e manter o clima de festa nos estúdios, música é o que não faltou nesta temporada. Além de promover encontros musicais com artistas de estilos diferentes, a cada programa um DJ levantou a galera. Xuxa contou ainda com as assistentes do palco, com o grupo de bailarinos do Grupo Base e da Cia. Nós da Rua nos primeiros meses.

Entre algumas novidades da temporada, teve as novas edições dos concursos "Dança de Rua" e "Estilista Revelação", o concurso "Batalha de Salto", além dos quadros "Hoje Vai Ser Uma Festa", "Dia Especial", "Dom Especial", "Super Transformação" e "Segredos de Beleza".

Em 2014, Xuxa apresentou a última edição do programa, que segue até hoje sendo o último de sua história na TV Globo.