Álbum referência de Mariah Carey, "The Emancipation of Mimi" celebra 20 anos ainda com relevância intacta

Para os fãs da diva, esse foi considerado um dos maiores comebacks da música

Reprodução: Island Records


O icônico álbum The Emancipation of Mimi, o décimo na discografia de Mariah Carey, celebra seus 20 anos de lançamento e mantém relevância no mercado fonográfico. 

Foi considerado pelos fãs da cantora e pela crítica especializada como seu comeback, depois de vários trabalhos que falharam em agradar a mídia, mais especificamente o filme Glitter e sua trilha sonora. Para ajudá-la a compor o material, Carey chamou de Big Jim a Kanye West e de Snoop Doog a Pharrell Williams. O resultado foi faixas como It's Like That, que alcançou o Top 20 da Billboard e We Belong Together, que ficou por 14 semanas nas paradas da Billboard em primeiro lugar.

Ao selecionar seu apelido, Mimi, para nomear o projeto, Mariah especificou que as músicas refletiriam seu momento atual. Àquela época, ela enfrentou as duras críticas de Glitter e o desempenho abaixo do esperado de Charmbracelet (2002). Se recusando a nomear o álbum como The Emancipation of Mariah Carey, preferiu usar então um apelido que apenas pessoas mais próximas usavam, se aproximando assim de seus fãs mais assíduos.

Depois de sessões de gravações em que ela preferiu gravar seus vocais junto com sua banda, ao invés do mais comum que é gravar os vocais separadamente dos instrumentais e por meio de edição digital sobrepo-los, Emancipation foi lançado em 12 de abril de 2005. O sucesso, inesperado até por Mariah, foi imediato. It's Like That, We Belong Together e Shake It Off foram lançados em sequência e se tornaram músicas avassaladoras. Nenhuma das três pode ficar de fora de nenhum show de Mariah até hoje. Get Your Number, Fly Like a Bird e Say Somethin' também fizeram grande sucesso, mas não tão expressivo quanto dos três primeiros singles. Emancipation foi relançado sob título Ultra Platinum Edition e viu Don't Forget About Us alcançar o topo da Billboard e lá ficar por duas semanas seguidas.

Reprodução: Island Records


Para promover o grandioso trabalho, Carey embarcou na turnê The Adventures of Mimi: The Voice, The Hits, The Tour, por pura e expontânea pressão dos fãs. Ela já havia dito inúmeras vezes que não precisaria promover o trabalho, pois ele vendia por si só, e que não estava disposta a viajar de lugar em lugar, mas os fãs pediam tanto para ver Emancipation ao vivo que ela acabou por atendê-los. A turnê, entretanto, foi curta e visitou apenas a Tunísia, o Canadá, os Estados Unidos e o Japão. Mesmo assim, os 40 shows arrecadaram pouco mais de $51 milhões, um número bem expressivo para a época.

Agora, 20 anos depois, provando a relevância do álbum, Mariah decidiu relançá-lo e desta vez recheado de bônus especiais. Uma versão em vinil duplo com as 14 faixas mais cinco faixas extras, inclusive o nunca lançado remix de We Belong Together (Mimi's Late Night Valentine's Remix), já está disponível para venda. Há também uma versão quíntupla cheia de remixes, inclusive o mais novo remix de Don't Forget About Us com o rapper Kaytranada. Ambas versões estão à venda no Brasil por até R$2.500,00.