Primeiro lançamento do sexteto mexicano logo caiu no gosto do público
Por: Mateus Buzzo
Foto: Ricardo Trabulsi |
Em 2004 o grupo mexicano RBD lançou “Rebelde” (EMI, 2004), seu álbum de estreia, que marcaria o início de uma trajetória de sucesso internacional. O disco trouxe quatro singles icônicos: “Rebelde”, “Solo Quédate en Silencio”, “Sálvame” e “Un Poco de Tu Amor”, que rapidamente dominaram as paradas musicais no México e no Brasil.
O sucesso no Brasil foi tão grande que, um ano depois, em 1º de novembro de 2005, o RBD lançou uma versão do álbum com as músicas cantadas em português. “Rebelde – Edição Brasil” (EMI, 2005) conta com 7 das 11 canções em português, incluindo os singles mencionados acima. Para cantar em nosso idioma, os seis integrantes estudaram português e gravaram o álbum enquanto ainda estavam em processo de gravação das segunda e terceira temporadas da novela Rebelde.
Foto: Divulgação |
Nenhuma música da versão em português virou single, mas “Fique em Silêncio” ficou em 1º lugar nas paradas de rádio do Estado de São Paulo por três semanas.
Para promover o álbum, o RBD embarcou em sua primeira turnê, a “Generación RBD”, inicialmente planejada para o público mexicano, mas que se expandiu para todo o continente americano, incluindo o Brasil, que teve 12 shows em 11 cidades entre setembro e outubro de 2006. Finalizada quase dois anos depois de seu início, a turnê foi registrada em dois DVDs: “Tour Generación RBD En Vivo” (EMI, 2005) e “Live in Rio” (EMI/SBT Music, 2007).
“Rebelde” vendeu cerca de 2 milhões de cópias de suas três versões apenas nos dois primeiros anos de lançamento e foi o 10º álbum mais vendido da extinta gravadora EMI Music em 2006.
Com letras cativantes e a força da novela Rebelde, que deu origem à banda, o álbum se tornou um fenômeno cultural, consolidando o RBD como um dos maiores nomes da música pop latina e abrindo caminho para uma legião de fãs ao redor do mundo.