HÁ 20 ANOS RBD ESTREAVA SUA BEM SUCEDIDA TRAJETÓRIA MUSICAL COM "REBELDE"

Primeiro lançamento do sexteto mexicano logo caiu no gosto do público
Por: Mateus Buzzo

Foto: Ricardo Trabulsi

Em 2004 o grupo mexicano RBD lançou “Rebelde” (EMI, 2004), seu álbum de estreia, que marcaria o início de uma trajetória de sucesso internacional. O disco trouxe quatro singles icônicos: “Rebelde”, “Solo Quédate en Silencio”, “Sálvame” e “Un Poco de Tu Amor”, que rapidamente dominaram as paradas musicais no México e no Brasil.

O sucesso no Brasil foi tão grande que, um ano depois, em 1º de novembro de 2005, o RBD lançou uma versão do álbum com as músicas cantadas em português. Rebelde – Edição Brasil (EMI, 2005) conta com 7 das 11 canções em português, incluindo os singles mencionados acima. Para cantar em nosso idioma, os seis integrantes estudaram português e gravaram o álbum enquanto ainda estavam em processo de gravação das segunda e terceira temporadas da novela Rebelde.


Foto: Divulgação


Nenhuma música da versão em português virou single, mas “Fique em Silêncio” ficou em 1º lugar nas paradas de rádio do Estado de São Paulo por três semanas.

Para promover o álbum, o RBD embarcou em sua primeira turnê, a “Generación RBD”, inicialmente planejada para o público mexicano, mas que se expandiu para todo o continente americano, incluindo o Brasil, que teve 12 shows em 11 cidades entre setembro e outubro de 2006. Finalizada quase dois anos depois de seu início, a turnê foi registrada em dois DVDs: “Tour Generación RBD En Vivo” (EMI, 2005) e “Live in Rio” (EMI/SBT Music, 2007).

“Rebelde” vendeu cerca de 2 milhões de cópias de suas três versões apenas nos dois primeiros anos de lançamento e foi o 10º álbum mais vendido da extinta gravadora EMI Music em 2006.

Com letras cativantes e a força da novela Rebelde, que deu origem à banda, o álbum se tornou um fenômeno cultural, consolidando o RBD como um dos maiores nomes da música pop latina e abrindo caminho para uma legião de fãs ao redor do mundo.