"THE FAME MONSTER" FOI LANÇADO HÁ 15 ANOS
Álbum impulsionou carreira de Lady Gaga com o hit "Bad Romance"
Por: Mateus Buzzo
![]() |
Foto: Hedi Slimane |
Em agosto de 2008, Lady Gaga surgiu como um nome promissor na música pop. Entre seus sucessos da época estavam os estrondosos "Just Dance" e "Poker Face". O impacto foi tão grande que a cantora decidiu relançar seu primeiro álbum, renomeando-o como "The Fame Monster" (Interscope, 2009).
Gaga, que desde o início mostrou ser uma hitmaker, conseguiu se superar ainda mais com o lançamento de "Bad Romance". A música foi aclamada pelos fãs e pela crítica especializada, sendo considerada por muitos a melhor de sua carreira. Como um sucesso só não bastava para Stefani (nome real de Lady Gaga), ela ainda convidou a veterana Beyoncé para cantar ao seu lado. "Telephone", inicialmente escrita para Britney Spears, chegou a ser gravada pela cantora, mas tanto Britney quanto Gaga concordaram que a música ficaria melhor na voz de Gaga. Elas estavam certas: a faixa se tornou a quarta música mais vendida de 2010. Até hoje, fãs tanto de Gaga quanto de Beyoncé pedem uma segunda parte, já que, ao final do videoclipe, a palavra "continua" aparece, gerando expectativa.
"Alejandro", o terceiro single lançado, provocou polêmica ao levar Lady Gaga a enfrentar a Liga Católica de Direitos Civis e Religiosos, que criticou o uso de símbolos religiosos no videoclipe, que aborda temas como violência sexual e antifascismo. A escolha da música como single foi insistência da própria cantora, apesar da resistência da gravadora. E Gaga estava certa: a canção foi eleita uma das mais "chicletes" do mundo. "Dance in the Dark" teve sucesso moderado e encerrou a divulgação do álbum.
Além disso, Gaga embarcou em sua segunda turnê mundial, a "Monster Ball Tour", que manteve o recorde de turnê mais rentável do mundo até ser superada pela "MDNA Tour", de Madonna, em 2012.
O álbum deixou um legado marcante, principalmente pelas vestimentas, que influenciaram artistas como Beyoncé e Nicki Minaj. Em 2024, "The Fame Monster" foi eleito o 89º melhor álbum do mundo pela Apple Music. Com cerca de 5 milhões de cópias vendidas, o álbum foi relançado pela Urban Outfitters em 2020, em uma edição em LP triplo que inclui também o original, "The Fame" (Interscope, 2008).
![]() |
Foto: Hedi Slimane |