Quarto álbum de estúdio da artista é conhecido por mostrar um lado "obscuro" da intérprete
Por Bruno Silva
Foto: Divulgação |
Muitos dizem que depois da chuva vem o Sol, ou falando especificamente de arte, que as melhores produções de um artista surgem após momentos de dor, e é assim que parte do público define o álbum "Rated R".
Lançado em 20 de novembro de 2009 pela Def Jam Recordings, o trabalho de Rihanna é conhecido por era uma era "dark" na trajetória da cantora, que estava mundialmente conhecida pelo hit "Umbrella".
O anúncio do projeto aconteceu no perfil da artista no ainda chamado Twitter, com uma publicação que atiçou os fãs: "The Wait Is Ova". Logo após no site oficial da cantora, um vídeo promocional confirmou o fim do hiato.
O conceito do disco acontece depois da agressão sofrida pelo seu ex-namorado, o também cantor Chris Brown, notícia que chocou o mundo na época. A produção apresentou Rihanna num tom de ressentimento e revolta, incorporando elementos de hip-hop e rock.
Foto: Divulgação |
"Para um artista, um álbum é um reflexo de quem ele é naquele determinado período de sua vida. O meu disco anterior foi lançado quando eu tinha 19 anos. Eu amadureci muito em 02 anos. A imagem mudou também. Também aprendi muito sobre música nesse tempo." declarou.
Com o lançamento, a produção recebeu críticas positivas da crítica especializada, avaliado com 75 pela Metascore. Na primeira semana nos Estados Unidos, segundo a Nielsen SoundScan, "Rated R" vendeu 181 mil cópias e estreou na quarta posição da tabela musical Billboard 200, superando os resultados obtidos pelo seu antecessor "Good Girl Gone Bad".
Para promover o recém-lançado trabalho, o mundo inteiro teve a oportunidade de acompanhar o show apresentado por Rihanna, em parceria com a Nokia, com direito a transmissão on-line, e participações de Jeezy e Jay-Z.
"Wait Your Turn", "Russian Roulette", "Hard (feat. Jeezy)", "Rude Boy", "Rockstar 101" e "Te Amo" foram os singles do projeto, que ainda apresenta as maravilhosas baladas "Stupid in Love" e "Cold Case Love", totalizando 13 faixas.