SERIADO "DESPERATE HOUSEWIVES" COMPLETA 20 ANOS

Série da ABC alçou Eva Longoria ao estrelato e trouxe Teri Hatcher de volta à TV
Por: Mateus Buzzo

Eva Longoria, Marcia Cross, Brenda Strong, Teri Hatcher e Felicity Huffman / Foto: ABC


Há vinte anos, num dia como hoje, 3 de outubro de 2004, o primeiro episódio do seriado "Desperate Housewives" era transmitido. Gabrielle Solis (Eva Longoria Bastón), Bree Van de Kamp (Marcia Cross), Lynette Scavo (Felicity Huffman) e Susan Mayer (Teri Hatcher), as personagens icônicas que protagonizaram o seriado por 180 episódios, eram apresentadas. Além delas, Mary Alice Young (Brenda Strong) também nos foi apresentada logo no primeiro monólogo do episódio. O seriado, aliás, foi pioneiro em trazer uma protagonista como a narradora dos episódios, já que logo na primeira cena Mary Alice se suicida e passa a contar a história de suas amigas e de seu bairro, Wisteria Lane, pela sua perspectiva.

Por mais amigas que fossem, cada personagem tinha sua personalidade, uma mais diferente da outra. Gabrielle era modelo e casou-se com Carlos (Ricardo Antonio Chavira) pela estabilidade financeira que ele a dava, mas ficava tanto tempo sozinha que acabou traindo seu marido com seu jardineiro menor de idade, John Rowland (Jesse Metcalfe). Além disso, durante o seriado, Gabrielle teve que lidar com gravidezes, divórcio, casamentos e ainda teve que enfrentar seu passado. Já Bree nos foi apresentada como uma mulher conservadora e tradicional, praticamente perfeita, que tentava trazer os anos 50 de volta à sua família. O problema era que seus familiares não gostavam do seu jeito frio, que mais parecia um robô como as esposas de Stepford, e Bree acaba por se tornar inimiga de seu próprio filho. Entre trancos e barrancos, Bree foi a única das protagonistas que manteve sua vida financeira estável, mesmo com a perca de sua empresa pessoal. Susan sempre foi a atrapalhada e a mais inocente das donas-de-casa. Ela começa o seriado como mãe solo após seu divórcio com o pai de sua filha, Julie (Andrea Bowen), mas termina casada com Mike Delfino (James Denton), um dos galãs da série. E Lynette, que começa o seriado sendo mãe de três filhos, mas acaba com quase seis, deixou sua brilhante carreira no marketing para ser mãe em tempo integral, mas acaba por sempre voltar quando pode, pois é lá que é realmente feliz e completa.

Além delas, outras donas-de-casa estrelaram no elenco. Betty Applewhite (Alfre Woodard), Angie Bolen (Drea de Matteo) e as inesquecíveis Katherine Mayfair (Dana Delany), Renee Perry (Vanessa Williams) e Edie Britt (Nicollette Sheridan). 

Cada temporada contava com um mistério diferente que envolvia problemas familiares, saídas do armário e problemas com alcoolismo, mas também envolveram trocas de bebês, substituição de filhos e assassinatos.

Nicollette Sheridan, Marcia Cross, Eva Longoria, Felicity Huffman e Teri Hatcher / Foto: ABC


Com oito temporadas e 180 episódios, Desperate Housewives teve 273 indicações a prêmios, inclusive o de Série do Ano. Venceu 71, inclusive a de Série do Ano. Além disso, alavancou a carreira de Eva Longoria, que antes do seriado fazia pequenos personagens em novelas e filmes, e trouxe Teri Hatcher de volta à televisão no papel de protagonista após o sucesso de "Lois & Clark: The New Adventures of Superman", que ficou no ar de 1993 a 1997. Suas primeiras cinco temporadas tiveram uma audiência média de 120 milhões de espectadores, além de ser o terceiro seriado mais rentável do mundo em 2010 acumulando $2.74 milhões por meia hora de exibição (cada episódio tinha cerca de 43 minutos).

Em agosto de 2011, os estúdios da ABC e o criador do seriado, Marc Cherry, confirmaram que a oitava temporada seria a última e contaria com 23 episódios, o que era comum para a época. Após o último episódio ir ao ar em 12 de maio de 2012, Desperate Housewives superou Charmed e se tornou o mais longo seriado a ter apenas mulheres como protagonistas.

Housewives trouxe assuntos como gravidez adolescente, a família homossexual e o respeito aos idosos numa época em que a sociedade ainda estava se acostumando com esses tópicos. O casal Lee (Kevin Rahm) e Bob (Tuc Watkins) viviam no mesmo bairro que as donas-de-casa e tinham um relacionamento de respeito com todos ao seu redor. A recíproca era verdadeira. Além deles, Andrew Van de Kamp (Shawn Pyfrom), o filho da conservadora, e protagonista, Bree, também saiu do armário por desespero da mãe, mas que soube sobrepor sua religião para o bem-estar de seu filho. Ainda na mesma família, Danielle Van de Kamp (Joy Lauren) ficou grávida ainda adolescente, durante a quarta temporada, e virou sua família de cabeça para baixo, porém, mais uma vez, Bree soube valorizar sua família antes de qualquer crença religiosa. E finalmente, Karen McCluskey (Kathryn Joosten) iniciou o seriado como a idosa chata da vizinhança, mas ao decorrer dos episódios foi ganhando a simpatia de todos os seus vizinhos, levando as quatro protagonistas serem responsáveis pelos cuidados da idosa no final de sua vida. Karen morreu de câncer na última temporada já que a atriz que a interpretava também estava perdendo a batalha contra o câncer. Infelizmente, Kathryn Joosten morreu 20 dias depois do episódio final ir ao ar e foi homenageada nos DVDs e nas exibições por streaming subsequentes.

É fato que algumas coisas de Housewives não se aplicam mais na sociedade atual, porém Marc Cherry, que é abertamente homossexual e conservador, não apenas soube lidar com assuntos delicados à época, mas também soube entrar na mente feminina e produzir um dos melhores programas de televisão sobre a amizade entre mulheres que já existiu.

Os fãs apelam o elenco por uma reboot, que é uma continuação nos dias atuais, mas o projeto parece improvável. Inúmeros rumores de rixas no set ainda pairam sob a história do seriado, a mais famosa sendo que Teri Hatcher não era muito amigável com o elenco. É fácil ver as protagonistas reunidas, mas sempre sem a presença de Teri. Além disso, Marc Cherry e Nicollette Sheridan entraram numa batalha judicial que começou em abril de 2010 e durou 4 anos. Nesse processo, Sheridan alegou que Cherry a agrediu no set de filmagem, mas nenhuma das protagonistas ficaram do seu lado. O caso terminou sem vitória para Sheridan. Para completar os escândalos do set, Felicity Huffman foi condenada a 14 dias de prisão, $30 mil em multas e 250h de serviços comunitários por burlar o teste SAT de sua filha. O SAT equipara-se ao nosso ENEM e serve para admissão de jovens e adultos em universidades americanas. 

Sendo assim, o que resta é apenas saudades. No Brasil, Desperate Housewives pode ser assistida pelas raras cópias em DVD ou pelo serviço de streaming Disney+.