O sucesso da franquia lhe rendeu 10 filmes
Por: Mateus Buzzo
O fantoche Billy / Reprodução: Twisted Pictures |
Dirigido por James Wan e escrito por Leigh Whannell, o primeiro filme da franquia "Jogos Mortais" foi lançado há 20 anos. James, que hoje é famoso por dirigir todos os filmes da franquia "A Invocação do Mal", era iniciante e está trabalhando em seu primeiro filme. Leigh, por sua vez, fez pontas no filme "The Matrix Reloaded" e no videogame da franquia, "Enter the Matrix", mas ainda estava estudando cinema em 2003, quando fez um curta metragem e mostrou para seu amigo, Wan, que lhe deu a ideia de escrever um longa metragem.
O resultado foi "Jogos Mortais". O longa custou 1 milhão de dólares, um valor muito baixo para os padrões da época, considerando que ambos o diretor e o escritor eram iniciantes. Com isso, o elenco também tinha de ser com artistas pouco conhecidos, com a exceção de Danny Glover. No caso de Leigh, ele mesmo fez o protagonista Alex, que acorda junto com Dr. Gordon (Cary Elwes) num banheiro ermo, num local desconhecido, com um cadáver no chão.
Shawnee Smith como Amanda Young / Reprodução: Twisted Pictures |
A história não linear, trata sobre o assassino Jigsaw (Tobin Bell), que sequestra suas vítimas e faz armadilhas quase impossíveis de escapar para que valorizem suas vidas. Uma dessas armadilhas, talvez a mais famosa, é a armadilha reversa de urso, presa à mandíbula da personagem Amanda (Shawnee Smith), que promete dilacerar seu rosto caso não seja desarmada a tempo. Ela, inclusive, foi a única sobrevivente de Jigsaw e mais pra frente vemos sua presença em outros filmes da franquia. O principal antagonista do filme, talvez, seja o fantoche Billy, que sempre entrega os recados de Jigsaw à suas vítimas, geralmente pela televisão. Ele veste um paletó preto, sapatos do estilo Mary Jane, com uma maquiagem simulando um espiral nas bochechas e andando num triciclo cujo barulho de seus ferros e a risada estridente do fantoche viraram símbolo cultural e reconhecido mundialmente, além de ser imediatamente associados à franquia "Jogos Mortais".
Nem James Wan, nem Leigh Whannell e muito menos o estúdio que comprou os direitos do filme, Lionsgate Films, esperavam o sucesso desse filme. Arrecadando cerca de 1,2 bilhão de dólares, "Jogos Mortais" é a sétima franquia de terror mais rentável do mundo e rendeu 10 filmes, dois jogos de vídeo-game, uma história em quadrinho e ao menos 15 parques temáticos ao redor do mundo.
Continuando o sucesso, o próximo filme, "Jogos Mortais 11", deve sair em 25 de setembro de 2025.
Cary Elwes e Leigh Whannell como Lawrence Gordon e Adam Faulkner-Stanheight / Reprodução: Twisted Pictures |
O elenco 20 anos depois / Foto: Reprodução |