MARIAH CAREY MOSTRA TALENTO INCOMPARÁVEL EM SÃO PAULO

A diva das baladas românticas deu um show de talento em São Paulo
Por: Mateus Buzzo

Mariah Carey em São Paulo / Foto: Mateus Buzzo


Mariah Carey aproveitou sua passagem no Rock in Rio para fazer o primeiro show solo de sua carreira em São Paulo na noite dessa sexta-feira (20). Já é sabido que podemos esperar um show vocal de Mariah, mas o que ela apresentou em São Paulo superou as expectativas dos presentes.

Carey subiu ao palco exatamente às 21h como estava marcado, nenhum segundo a mais e nenhum segundo a menos, e iniciou com "Love Takes Time", do seu primeiro álbum, lançado em 1990. A diva surgiu num vestido de gala vermelho e foi ovacionada pelos 47.561 presentes no Allianz Parque. Em menos de cinco minutos, ela foi aplaudida de pé por todos que choravam ao ouvir seus agudos ou tentavam imitar os falsetes que ouviam ao vivo, muitos pela primeira vez na vida.

"Emotions" continuou o show e nem a chuva que caía na capital paulistana atrapalhou o show. Nem a própria Mariah, que perguntou para a plateia "está chovendo?", se sentiu incomodada. Nada atrapalharia uma das maiores divas da música mundial. Logo no primeiro medley, composto por "Can't Let Go" e "I'll Be There", ficou difícil ouvir Mariah cantando. Não porque o sistema de som estava falho, mas porque todos cantavam em uníssono um dos maiores sucessos da vasta carreira de 35 anos que estava sendo apresentado ali. Com um convidado de sua banda, Trey Lorenz, que segue a diva há muito tempo, ela cantou "I'll Be There" e fez uma brincadeira com o parceiro rindo de si própria em meio ao seu show, mostrando que playback não é o forte de Mariah. 

Já no segundo bloco, "Hero" fez com que menos vozes fossem ouvidas pelo estádio abarrotado de gente. A esmagadora maioria das pessoas presentes estava chorando de emoção, literalmente. Aliás, choro na plateia foi visto por todos os lados. Mariah entregou os vocais prometidos sem fazer esforço algum. De certo lado da plateia deu pra ouvir um fã exclamar que "parece que está lavando louça". De fato, ela não fez esforço algum para cantar e é justamente isso que o pessoal esperava e isso que fazia todos irem ao delírio.

Mariah Carey em São Paulo / Foto: Mateus Buzzo


A fama de diva lhe rende memes, como os de pouca interação com o público ou movimentos de dança preguiçosos. Em determinados momentos do show, os dançarinos se apresentavam no meio de uma música e Mariah só ficava olhando ou dando acenos tímidos para a plateia. Esses momentos não só provaram que os memes são reais, mas também foram ovacionados pela plateia que quer ver a diva como eles a vêm na internet. A plateia foi ouvir Mariah, afinal de contas, e ninguém espera movimentos de dança a la Shakira.

As músicas do álbum "The Emancipation of Mimi" (Def Jam Island, 2005), talvez seu álbum mais famoso, foram recebidas, mais uma vez, com gritos, choros e histeria. Carey deu ênfase nessa fase de sua carreira. "I Wish You Knew", "It's Like That", "Say Somethin'", "Your Girl", "Shake it Off" e até "Get Your Number", que foi cantada apenas pelos backing vocals, fizeram parte desse bloco, mas para finalizar o show, Mariah usou músicas como "Circles", "Don't Forget About Us" e "We Belong Together". O sucesso desse álbum é incomparável, mas vale lembrar que a diva está, atualmente, fazendo sua quinta residência de shows em Las Vegas que é justamente para celebrar os 20 anos de lançamento desse trabalho.

No geral, o setlist do show seguiu o que vimos em seus shows na China, no começo da semana, onde se apresentou no gigante Estádio dos Trabalhadores na capital mais populosa do mundo, Pequim, duas noites seguidas. Entretanto Mariah surpreendeu seus fãs brasileiros ao cantar "I Want to Know What Love Is", que não era cantada por ela desde 2010. Nessa parte do show, Mariah conseguiu enganar até a equipe do estádio, que acendeu luzes, letreiros, abriu catracas e portas de saída após entender que o show havia encerrado com "We Belong Together", mas de repente, Mariah retorna ao palco para o delírio dos que ainda restavam dentro do Allianz Parque.

Mesmo com essa surpresa, parte do público saiu com gostinho de quero mais. Músicas como "Bye Bye", "Touch My Body" e a mais aguardada "All I Want For Christmas Is You", que foram sucessos absolutos em nosso país, não foram lembradas por Mariah.

A primeira e última vez que Mariah esteve aqui, 22 de agosto de 2010, também foi a última vez em que cantou "I Want to Know What Love Is". Ela fez uma única apresentação de sua turnê "Angels Advocate" em Barretos. Em 2017 ela voltaria com o show "Sweet Sweet Fantasy Tour" mas toda a etapa latino-americana foi cancelada. Depois de 14 anos, Carey retornou e não decepcionou ninguém. Por 100 minutos, ela deu jus ao nome de DIVA. Cantou, encantou e brilhou.

Mariah Carey se apresentará no Rock In Rio no domingo (22) às 22:45 no Palco Sunset.


Mariah Carey em São Paulo / Foto: Mateus Buzzo