MARIAH CAREY RELANÇA "RAINBOW" PARA COMEMORAR 25 ANOS DO LANÇAMENTO

Álbum nos trouxe clássicos como "Heartbreaker" e "Thank God I Found You"
Por: Mateus Buzzo
Foto: David LaChappelle & Columbia Records



Mariah Carey, que se prepara para dois shows no Brasil em setembro, anunciou o relançamento do seu sétimo álbum de estúdio "Rainbow" (Columbia, 1999).

Embora o álbum tenha sido lançado apenas no dia 2 de novembro de 1999, hoje, 14 de junho, a Columbia Records lançou uma edição digital e remasterizada de "Rainbow" com 28 músicas e mais de duas horas de conteúdo incluindo novos remixes, performances ao vivo e a inclusão de "There for Me", em sua versão acapella, tão sonhada pelos fãs, bem como uma versão nova do disco de vinil duplo onde cada disco será colorido com as cores do arco-íris, que remete ao nome do álbum. 

Produzido por Jimmy Jam and Terry Lewis, James Wright, David Foster, Jermaine Dupri, Bryan-Michael Cox, DJ Clue, Steve Mac e a própria Mariah, "Rainbow" é um álbum hip-hop com influências pop e especialmente R&B. 

Cinco singles foram lançados e o mais famoso até hoje sem dúvidas é "Heartbreaker", que trata de um amor por um destruidor de corações, como o nome da música sugere, e o refrão chiclete "gimme your love, gimme your love, gimme your love" ecoa até hoje em nossas cabeças imediatamente nos remetendo para o final dos anos 90 quando Mariah enfrentava as novatas Britney Spears, Christina Aguilera e Jessica Simpson e até as veteranas Madonna e seu "Ray of Light" (Maverick, 1998) e Cher com o incomparável "Believe" (WEA, 1998).

No meio de tudo isso, "Rainbow", que foi muito bem recebido pela crítica e pelos fãs, não conquistou o topo da lista dos mais vendidos da Billboard 200, mas teve vendas consistentes ao redor do mundo, especialmente no Natal de 1999. No Brasil, o álbum foi certificado platina pela Associação Brasileira dos Produtores de Discos, atual Pro-Música Brasil, vendendo 300 mil cópias. Estima-se que cerca de 10 milhões de cópias do álbum tenham sido vendidas mundialmente. 

Além disso, "Rainbow" também nos deu a turnê de mesmo nome, que por mais curta que tenha sido, com apenas 19 shows, viu todos os quase 250 mil ingressos vendidos em questão de dias.

O relançamento vem em boa hora. Além dos shows em nosso país, Carey está na bem sucedida "Celebration of Mimi", sua sétima residência em Las Vegas. Se nós pensávamos que Mariah ainda precisava provar que é relevante, seu legado nos deixa claro que isso já não é mais preciso.


Nova capa com arte adicional / Foto: David LaChappelle & Columbia Records



Novo lançamento em picture disc / Foto: David LaChappelle & Columbia Records