HÁ 20 ANOS GRUPO ROUGE LANÇAVA SEU PRIMEIRO TRABALHO SEM LUCIANA ANDRADE

"Blá blá blá" marcou pela ausência de uma das integrantes e amadurecimento das músicas
Por: Mateus Buzzo

Foto: Reprodução / Columbia Records


Vinte anos atrás o país parava mais uma vez com o sucesso do quinteto Rouge, que surgiu do programa de calouros Popstar em 2002. Desta vez, entretanto, era um quarteto, pois a integrante Luciana Andrade havia deixado o projeto em 11 de fevereiro de 2004.

O terceiro álbum de estúdio do grupo, e primeiro sem Luciana, fora lançado em junho de 2004 sob o título "Blá-Blá-Blá". O álbum é considerado o favorito entre as quatro integrantes remanescentes e mostrou um pop mais maduro, com letras mais adultas e com a participação das artistas que escreveram parte do álbum. 

O trabalho trouxe quatro singles, entre eles a faixa-título que foi um grande sucesso. A letra é clara quando explora a saída de Luciana e critica os tabloides nacionais que disseram que o grupo iria acabar por conta disso. O videoclipe mostra as garotas sendo perseguidas por paparazzi. O trabalho foi tema da novela "Seus Olhos" (SBT, 2004). Além disso, a música foi indicada para o MTV Video Music Brasil, como prêmio do Escolhido da Audiência, mas perdeu para Pitty e seu "Admirável Chip Novo".

Já "Sem Você" é uma balada romântica que fala sobre o encontro de um amor e que não é possível viver sem a pessoa amada. Parte da novela "Esmeralda" (SBT, 2004), a música fez sucesso no país, ficando no top 15 da MTV Brasil

Álbum "Blá Blá Blá" / Foto: Daniel Pinheiro - Columbia Records


Os outros dois singles, "Vem Dançar" e "Pá pá Lá lá", ambos regravações, tiveram sucesso moderado e mesmo assim alcançaram o top 20 nas paradas brasileiras. O nome "Pá Pá Lá Lá" veio da música original, "Algo Tienes" da mexicana Paulina Rubio, que usa essa expressão no refrão e "Vem Dançar" teve a letra adaptada da original "Let's Dance", cantada pela australiana Nikki Webster, adaptadas por Rick Bonadio e as quatro integrantes do Rouge.

"Na Palma da Mão" foi composta pelas quatro cantoras e foi a primeira composição original do grupo. Na época, Aline Wirley, que usava o nome artístico Aline Silva, disse que a letra veio de uma brincadeira entre elas na casa de Karin Hills, à época Karin Pereira, e que não havia intenção em gravar o que escreveram mas que o fizeram por confiarem em Rick Bonadio, grande empresário brasileiro da música que foi produtor da banda durante toda sua trajetória. Fantine Thó escreveu uma música chamada "Pra Sempre te Amar" e disse que entregou para Bonadio fazer o arranjo. Com adaptações de Karin, a música foi gravada e faz parte do tracklist do álbum. Li Martins, até então Patrícia Lissah, também colaborou com algumas adaptações e músicas originais,

Um dos pontos altos do álbum, entretanto, é o final com "Por Onde Quer Que Eu Vá", que mistura elementos pop e gospel e serve como homenagem aos fãs em forma de agradecimento. Pela primeira vez as quatro integrantes cantaram em uníssono e lembraram o público, devido à qualidade de seus agudos vocais, o porque elas ganharam o talent show.

Para promover o trabalho, as meninas embarcaram na turnê de mesmo nome e, como de costume, trouxeram uma edição especial do álbum com capa lenticular, faixa multimídia com jogos e o encarte com cheiro de tutti-frutti. 20 anos depois, alguns fãs falam que ainda é possível sentir o cheiro, mesmo que já bem fraco devido ao tempo.

O trabalho foi bem recebido pela crítica e vendeu cerca de 200 mil cópias no país, que foi considerado um sucesso, nos fazendo até hoje questionar o que motivou o grupo a encerrar suas atividades dois anos depois do lançamento de seu terceiro álbum de estúdio. Com o retorno em 2017 e suspensão das atividades, mais uma vez, em 2019, o Rouge segue vivo na memória e coração dos fãs, que mesmo com todas as últimas notícias de suas integrantes e a mudança de Fantine para a Holanda (que aconteceu há muito tempo), esperam que as cinco voltem a ocupar os principais palcos de nosso país.

Confira abaixo fotos e videoclipes dessa época.

Karin Hills / Foto: Daniel Pinheiro - Columbia Records

Fantine Thó / Foto: Daniel Pinheiro - Columbia Records

Aline Wirley / Foto: Daniel Pinheiro - Columbia Records

Li Martins / Foto: Daniel Pinheiro - Columbia Records