HÁ 05 ANOS MADONNA LANÇAVA "DARK BALLET"

Single foi o terceiro promocional do álbum "Madame X"
Por: Mateus Buzzo

Foto: Reprodução/Interscope Records

Há cinco anos nesta data, Madonna lançava o terceiro single promocional de seu décimo-quarto álbum de estúdio, "Madame X" (Interscope, 2019). "Dark Ballet" relata a história da cantora contra o patriarcado na religião, a qual é bem devota, desigualdade de gêneros e a fama. Com um sample do balé clássico "O Quebra-Nozes" (1892), a canção é um pop experimental e electro-gospel.

Madonna contou que se inspirou na guerrilheira francesa Joana D'Arc, que lutou a favor da França na Guerra dos Cem Anos, mas foi capturada pelos burgúndios, entregue para a Inglaterra que a condenou por blasfêmia devido ao uso de roupas masculinas durante as batalhas, heresia por se recusar a dizer suas ações para a igreja, pois dizia que apenas Deus a poderia julgar, e bruxaria por confessar que ouvia o Arcanjo São Miguel falando sobre suas ações para que a Inglaterra fosse derrotada. Mesmo com a vitória da França, que nada fez para impedir o destino final da moça, D'Arc foi queimada viva pela Inglaterra em 30 de maio de 1431 aos 19 anos.

A cena de sua execução foi retratada no videoclipe da canção pela rapper transexual, e HIV positivo, Mykki Blanco, que também retratou a perseguição da sociedade atual contra transexuais e travestis, numa atitude como se Madonna e Mykki soubessem que a política mundial de lá pra cá só pioraria a situação da comunidade trans. Até a presente data, Madonna cantou "Dark Ballet" no Met Gala 2018, no Eurovision 2019 e em sua turnê para promover o álbum de mesmo nome.

Assista ao clipe de "Dark Ballet" abaixo: